Muitas pessoas chegaram a desconfiar do poder de inovação das novas versões do Internet Explorer, principalmente com o surgimento de recursos revolucionários nos navegadores da concorrência, como Google Chrome 18 e Mozilla Firefox 12 . Felizmente, para o consumidor, a grande batalha dos navegadores está apenas começando, com recursos melhores a cada dia.
O Internet Explorer 9 atacou diretamente as críticas indicadas pela comunidade de desenvolvedores e por seus usuários, como a falta de compatibilidade com padrões de desenvolvimento Web e por trazer visual carregado. Desta vez, o navegador surge com um visual muito mais leve e com desempenho bem superior às antigas versões.
O novo visual, muito mais limpo, deixa espaço de sobra para o conteúdo das páginas
Uma nova Web através do HTML5!
A Microsoft apoiou, através de seu Internet Explorer 9, o desenvolvimento de vários sites para demonstrar o poder do HTML5. Dentre os exemplos totalmente funcionais, encontramos experiências que vão desde navegar em um museu feito totalmente em 3D até livros interativos com efeitos sonoros, tudo reproduzido sem qualquer plug-in externo.
Um museu em 3D exibido suavemente pelo navegador sem qualquer plug-in externo
Desde sua concepção inicial, esta versão manteve grande parte do foco na preparação para adotar também o CSS3, padrão utilizado para formatar o comportamento visual de uma página. A rápida adoção do HTML5 e do CSS3 evita a necessidade de realizar remendos e atualizações no futuro, principalmente para se adequar às inovações trazidas pelos sites.
Muito mais compatível
Sendo a compatibilidade uma das principais características do lançamento da versão 9, o navegador já consegue se livrar aos poucos do antigo fantasma, atingindo pontuação 95 de 100 no teste Acid 3. Esta pontuação indica o quanto o navegador se adequa aos padrões de desenvolvimento Web, evitando que um site seja exibido de forma incorreta em diferentes navegadores.
Falta pouco para alcançar o índice 100 de compatibilidade, já obtido pelo Google Chrome
Que tal um pouco mais de velocidade?
Assim como os concorrentes, a versão 9 do Internet Explorer sofreu importantes melhorias em seu desempenho ao utilizar aceleração direta de hardware, característica que lhe permite acessar os recursos de processamento e construção de gráficos diretamente da placa de vídeo e processador, eliminando camadas intermediárias e mais lentas.
Mesmo as animações mais complexas ficam com ótimo desempenho em máquinas mais modestas
Nenhum comentário:
Postar um comentário